OláPortugal
OláPortugal
Perguntas mais frequentes:
1. O que é a Olá Portugal?
A Olá Portugal é um projeto que foi criado para juntar as comunidades portuguesas, espalhadas pelo mundo, numa só plataforma de opinião.
Acreditamos que é importante dar voz aos Portugueses, que estão longe mas que sentimos tão perto.
Inscrição:
2. Como me posso inscrever na Comunidade Olá Portugal?
Para se inscrever na comunidade Olá Portugal terá de seguir os seguintes passos:

  1. Preencher a ficha de registo do nosso site
  2. Receber um email de Boas-vindas, para confirmar a sua inscrição.
  3. Receber um inquérito Boas-vindas, com dados de caracterização para melhor podermos dirigir os nossos inquéritos.
Depois de completar estes passos estará apto para participar nos nossos estudos.
3. Sou obrigado a participar em todos os inquéritos para que sou convocado?
Não, a sua participação é completamente livre.
Apenas ganhará pontos, nos inquéritos que completar.
4. Como sou avisado de que tenho um estudo para participar?
Ser-lhe-á enviado um email da Olá Portugal a convidá-lo para participar nos nossos inquéritos. Neste email será indicada a duração de preenchimento do questionário, tal como os pontos que poderá receber com o seu preenchimento completo.

Para evitar que o email inquéritos@ola-portugal.pt seja enviado para spam, certifique-se que o reconhece como seguro.
5. O que é o Inquérito de Boas-Vindas da Olá Portugal
O Inquérito de Boas-vindas é um complemento ao formulário de inscrição.
Poderá responde-lo após a receção do email de convite, que lhe será enviado poucos dias após a sua inscrição, permitindo-lhe acumular os seus primeiros pontos.
Somente depois de responder ao Inquérito de Boas-Vindas, a sua conta pessoal ficará ativa, qualificando-o para responder aos nossos inquéritos.
6. Posso anular a minha conta quando pretender?
Sim, a qualquer momento poderá cancelar a sua conta da comunidade Olá Portugal. Para proceder ao cancelamento da conta, deverá enviar um email para: apoio@ola-portugal.pt, assunto: "Cancelamento conta". Na mensagem deverá referir a situação e o seu nome para que o cancelamento possa ser feito em segurança.  De acordo com as indicações da CNPD -Comissão Nacional de Proteção de Dados.
7. Como posso recomendar a Comunidade Olá Portugal a outras pessoas?
Para recomendar amigos para entrar na comunidade Olá Portugal, basta enviar um email para apoio@ola-portugal.pt, assunto: "Recomendações". Na mensagem deverá indicar o nome e email de cada pessoa que pretender recomendar.
Os seus amisgos, podem igualmente registar-se no nosso site, indicando no campo REFERENCIA o seu endereço de email, para que possamos relacionar com a sua ficha. Por cada 5 amigos que recomendar e que completem o registo na Olá Portugal, incluindo o questionário de Boas-Vindas, ser-lhe-ão atribuídos 100 pontos!
8. Posso registar-me mais de uma vez?
Não, cada pessoa só poderá ter uma conta pessoal na comunidade Olá Portugal.

A Olá Portugal reserva-se o direito de excluir as pessoas que fizerem uso fraudulento dos nossos serviços. 
9. Sou menor de idade, posso inscrever-me na Olá Portugal?
Não, a comunidade Olá Portugal só permite participantes nos inquéritos com idade igual ou superior a 18 anos.
10. Se residir em Portugal posso aderir ao serviço?
Neste momento a comunidade Olá Portugal apenas abre inquéritos para Portugueses que residem no estrangeiro.
11. Já estive inscrito anteriormente na Olá Portugal como posso reativar a minha conta?
Pode reativar a conta utilizando o email e senha anteriormente utilizados. Caso não se recorde, deverá enviar um email para apoio@ola-portugal.pt, assunto: Recuperação dados de conta. Na mensagem deverá referir situação, número de contribuinte, nome e email ao qual a conta está associada.
Inquéritos:
12. Em quantos inquéritos vou participar?
A participação num inquérito dependerá do objetivo do estudo e da caracterização de consumidor dos elementos inscritos no painel. A dimensão do universo e os critérios de segmentação desejados pelo cliente em cada estudo serão critérios que igualmente condicionarão a seleção para o mesmo.
Não existe um número fixo de inquéritos a participar nem um limite de inquéritos recebidos.
Para garantir que recebe sempre os email da Olá Portugal verifique regularmente a sua caixa de spam ou adicione o email:
inquéritos@ola-portugal.pt aos seus contactos de lista segura.
13. As respostas dadas nos inquéritos são confidenciais?
Sim, a base de dados da Olá Portugal está registada na CNPD -Comissão Nacional de Proteção de Dados que garante a confidencialidade dos seus dados, tal como a resposta em cada inquérito. No entanto, a Olá Portugal ao registar as respostas nunca associa respostas a pessoas, os dados são sempre trabalhados para se obterem resultados estatísticos.
14. Quando não estou convocado para nenhum inquérito posso ganhar pontos?
Sim, por cada 5 amigos que recomenda e se registarem na Olá Portugal poderá ganhar até 100 pontos. Quanto mais recomendar, mais poderá ganhar! Para recomendar amigos basta enviar um email para:
apoio@ola-portugal.pt, assunto: "Recomendações". Na mensagem deverá indicar o nome e email de cada pessoa que recomende.
15. O que devo fazer se encontrar um problema ao participar num inquérito?
No caso de encontrar algum tipo de problema ao participar num inquérito da Olá Portugal, deverá enviar um email para apoio@ola-portugal.pt, assunto: "Problema Inquérito". Na mensagem deverá referir situação, número de contribuinte, nome e email ao qual a conta está associada.
16. O que significa a expressão “Sem Perfil”, “Quota Preenchida”, ou “Completos”?

A expressão sem perfil corresponde aos filtros de seleção existentes no inquérito que definem o objetivo do estudo em curso, se o participante não corresponder a algum destes filtros, não poderá colaborar nesse inquérito. Por exemplo, se não for ao cinema, não poderá participar em inquéritos sobre a qualidade dos cinemas.

Em cada estudo pretende-se manter uma representatividade, mediante fatores como o género, a idade, ou o consumo de determinado produto. Para assegurar essa representatividade estatística, são definidas quotas de perfil. Por exemplo, se for definido para um determinar estudo que pretendemos 30 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e 25, a 31ª pessoa a aceder ao inquérito receberá uma mensagem que a quota com o seu perfil se encontra encerrada.

Os inquéritos completos são os inquéritos cujos participantes passaram a fase de filtro e não se encontrem fora de quota, completando assim o inquérito até ao final.

Conta Pessoal:
17. O que se entende por Conta Pessoal?
Cada membro da Comunidade Olá Portugal terá um espaço onde poderá entrar e consultar os seus dados pessoais, questionários respondidos e pontos acumulados. Neste espaço poderá proceder também a alterações nos seus dados pessoais.
18. Como utilizo a minha conta pessoal?
Após efetuar o registo no site da Olá Portugal e completar o inquérito de Boas-vindas, enviaremos para o seu endereço de email a password que lhe dará acesso à sua área pessoal. Para aceder a esta área basta fazer login, introduzir o email com que efetuou o seu registo e a password que lhe atribuímos. Na sua área pessoal pode aceder aos seus dados, consultar, modificar ou cancelar o seu registo.
19. Perdi a palavra-passe, como posso pedir uma nova?
Para pedir uma nova palavra-passe, deverá enviar um email para: apoio@ola-portugal.pt, assunto: "Perdi palavra passe". Na mensagem deverá referir situação, número de contribuinte, nome e email ao qual a conta está associada.
20. Como altero os meus dados pessoais na conta pessoal?
Os dados pessoais podem ser alterados sempre que tenha necessidade de atualizar qualquer informação da sua ficha de inscrição. Entre outros dados, por exemplo: ter o email atualizado é muito importante, pois é através deste que lhe enviamos os convites para participar. Ter a morada completa e atualizada também é importante, pois é com base nessa informação que lhe remetemos os brindes solicitados. Indicar o contato telefónico também é relevante, uma vez que pode ser um contato alternativo para esclarecer alguma informação relativa à sua ficha/participação. Contudo dados como o sexo e a data de nascimento são inalteráveis.
21. O que acontece se deixar de aceder à minha conta durante um ano?
Se não acede, atualiza ou responde a nenhum inquérito quando convidado por um período superior a um ano a Olá Portugal reserva-se ao direito de inativar a conta. Podendo esta ser reativada no futuro se assim o pretender.
Pagamentos e Prémios:
22. Como posso ganhar pontos?
- Registar-se preenchendo todos os dados solicitados na comunidade Olá Portugal incluindo o questionario de Boas-Vindas; 
- Responder na totalidade a um questionário para o qual tenha sido convidado. Neste caso o número de pontos depende da extensão do questionário a que respondeu; 
- Um amigo referenciado por si, que completar o registo (5 amigos=100pontos).
23. Como sou recompensado por cada inquérito a que respondo?
Os pontos atribuídos a cada inquérito respondido são variáveis, dependendo do número de perguntas do questionário e a complexidade do mesmo. No entanto, quer o valor do inquérito quer o tempo estimado de resposta, aparecerão sempre no email de convocação para cada inquérito.
24. Qual é o valor mínimo para poder receber a recompensa dos inquéritos?

Para poder resgatar os seus pontos, deverá ter acumulado como mínimo 300 pontos que equivalem a 15€ em:

- Créditos Skype;
- Cartão oferta Amazon;
- Cartão desconto a utilizar em Portugal;
- Contribuir para uma instituição de carácter social.

25. Como é enviada a recompensa?
Quando atingir os 300 pontos, deverá enviar um email para: apoio@ola-portugal.pt, assunto: "Receber recompensa". Na mensagem deverá confirmar a forma de recompensa, número de contribuinte e nome.
26. Quando encerro a conta, recebo o valor acumulado?
Receberá o valor acumulado se este atingir os 300 pontos, deverá enviar um email para: apoio@ola-portugal.pt, assunto: "Receber recompensa e encerrar conta". Na mensagem deverá referir forma de recompensa, número de contribuinte e nome.
Segurança e Proteção de Dados:
27. Como posso doar os meus pontos a Instituições de Solidariedade?
Quando efetivar a sua inscrição no nosso painel deverá escolher a opção de recompensa á instituição que pretender ajudar.
28. Como posso identificar os emails enviados pela Olá Portugal?
Solicitamos que adicione os nossos endereços inquéritos@ola-portugal.pt  e apoio@ola-portugal.pt aos seus contactos ou lista segura de forma a garantir a receção dos nossos e-mails na sua caixa de entrada.
29. Todos os meus dados encontram-se protegidos?
A proteção dos dados dos participantes da comunidade Olá Portugal é um aspeto muito importante para a Best Forecast Europe. Fazemos questão de garantir a integridade de todo e qualquer dado existente no painel Olá Portugal
A Best Forecast Europe tem a sua base de dados registada na CNDP - Comissão Nacional de Proteção de Dados (www.cnpd.pt), uma entidade administrativa independente com poderes de autoridade, que funciona junto da Assembleia da República. Tem como atribuição genérica controlar e fiscalizar o processamento de dados pessoais, em rigoroso respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades e garantias consagradas na Constituição e na lei.
30. A quem chegam as minhas respostas?
As suas respostas enquanto ato isolado nunca chegarão a ninguém, uma vez que o nosso objetivo não passa pelo estudo individual de cada consumidor, mas sim pelo conjunto dos vários consumidores.
Assim, todas as respostas a determinado questionário serão tratadas em conjunto. Não nos interessa saber por exemplo que “o participante José Silva prefere ir ao cinema a ver filmes em casa”.
A informação passa a ter interesse quando apresentada por exemplo da seguinte forma “45% dos respondentes ao questionário preferem ir ao cinema em vez de ver filmes em casa”.
31. O que é a Comissão Nacional de Proteção de Dados?
A CNDP - Comissão Nacional de Proteção de Dados é uma entidade administrativa independente com poderes de autoridade, que funciona junto da Assembleia da República. Tem como atribuição genérica controlar na Constituição e na lei. A Comissão é a Autoridade Nacional de Controlo de Dados Pessoais.
32. Porque pedimos o número de contribuinte (NIF)?
O número de contribuinte é um requisito obrigatório para a inscrição na Comunidade Olá Portugal para evitar inscrições duplicadas e/ou fraudulentas. A Olá Portugal reserva-se o direito de excluir as pessoas que fizeram uso fraudulento dos nossos serviços.